Orquestra Polifônica de Poesia

Gentes, o Camillo não para. De repente ele já lançou um álbum novo e daí você pisca, livro novo. Difícil de acompanhar. Se não fosse o meandro vicioso de algum verso, o anzol do veni vidi vici da referência, seria não sei. E no caso do Camillo José, haja (nonsense)!

Eu conheci o cara quando a gente participou de uma mesa sobre tradução literária na FLIPOBRE de 2015 (youtubem!), ambos chamados no grito. Era a mesa de abertura da segunda e, agora sabemos, última edição da feira literária dos pobres, o maior encontro virtual de literatos que no geral têm conexão de internet ruim, e a gente tava lá debatendo de boa minutos depois de ser chamada. Depois disso, acabei entrando em contato com os poemas do primeiro livro dele, publicado pela Patuá, e gostei bastante mesmo. Especialmente daquele último que tá lá na página do autor no site da editora. Daí ele me convidou para uma antologia com escritos sobre games, trocamos boas ideias e eu compartilhei alguns clipes do Kanye West (RIP) a partir das suas postagens. Por sinal, parte de uma boa leva de tweets épicos prontamente apagados de Yeezy serve como epígrafe do livro de Camillo José que dá base a este texto.

Chega a ser impressionante a trajetória meteórica de sua linguagem nestes últimos anos. Cada vez mais a voz é entrecortada, mesclando fones díspares que formam choques de entendimento beirando o puro deleite estético. Sua incursão mais recente em Poesia Xinforimpola (La Bodeguita Edições, 2016) faz parte de uma série de publicações online de Camillo lançadas pelo referido selo durante este ano. Como sugeri, um ano produtivo pra ele, que culminou com o autor entre os vencedores do 4o Prêmio Pernambuco de Literatura. Não deixa de ser interessante acompanhar todo esse experimentalismo sugerido sendo reconhecido em diferentes âmbitos, até os tidos por alguns como conservadores. O que também mostra uma tendência que muito me agrada entre os flipobres, a de ganhar bons maços de grana com nossos escritos tresloucados. Yeezy lá no céu deve estar gostando!


  1. PBX Funicular Intaglio Zone

 

tauromaquia-equinócio

sahara-telecaster

 

surgical-breakfast

brinquedo-amputation

 

anytime-periscópio

lonesome-aspirador

 

{God, shrinking multiplicity you are

And you can have, you can have my fate right now

Read more at http://www.songlyrics.com/john-frusciante/ratiug-lyrics/#kAIljxEVCBfzyRBA.99}

 

ópera-escavadeira

cativeiro-insurreição

 

Por Gabriel Jacomel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s